Quando as literaturas se encontram Vol. 2 (e-book gratuito)

R$0,00

Vanessa Cianconi, Liciane G. Corrêa, Pedro Sasse (orgs.)

Esta obra consolida a trajetória de excelência acadêmica do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, reunindo vinte e nove ensaios que refletem a maturidade crítica e a diversidade teórica de seus egressos. Sob a perspectiva da World Literature e do Comparativismo, o volume estabelece uma interlocução profícua entre tradições literárias distintas e as urgências epistemológicas da contemporaneidade. Os estudos aqui compilados operam em uma chave transdisciplinar, transitando com rigor analítico entre a revisão historiográfica do cânone — do Barroco ao Modernismo — e a investigação de fenômenos culturais emergentes, como as poéticas decoloniais, a ficção especulativa e as teorias de gênero. Para além da análise estética, os textos dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, reafirmando o compromisso da universidade pública com a produção de conhecimento socialmente referenciado.

Ver carrinho

Esta obra consolida a trajetória de excelência acadêmica do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, reunindo vinte e nove ensaios que refletem a maturidade crítica e a diversidade teórica de seus egressos. Sob a perspectiva da World Literature e do Comparativismo, o volume estabelece uma interlocução profícua entre tradições literárias distintas e as urgências epistemológicas da contemporaneidade. Os estudos aqui compilados operam em uma chave transdisciplinar, transitando com rigor analítico entre a revisão historiográfica do cânone — do Barroco ao Modernismo — e a investigação de fenômenos culturais emergentes, como as poéticas decoloniais, a ficção especulativa e as teorias de gênero. Para além da análise estética, os textos dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, reafirmando o compromisso da universidade pública com a produção de conhecimento socialmente referenciado.

Vanessa Cianconi é professora associada de Literatura norte-americana e do Programa de pós-graduação em Letras do Instituto de Letras, UERJ – Maracanã. Doutora em Literatura Comparada pela UFF, com período sanduíche no Departamento de Teatro da Universidade de Pittsburgh e pesquisa na Mellon School of Theater and Performance Research na Universidade de Harvard (2012 e 2022), mestre em Literatura Comparada pela UFRJ e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa pela UFF. Pós-doutorado em andamento na USP, sob a supervisão da Prof. Dr. Maria Silvia Betti. Graduada em Letras (Português – Inglês) pela Universidade Federal Fluminense. É membro pesquisador dos grupos (CNPq) “Escritos Suspeitos” e do GT “Dramaturgia e Teatro” (ANPOLL). É bolsista de produtividade FAPERJ/JCNE (2023-2025) e do Programa Prociência (UERJ/ FAPERJ). É vice-coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Letras. Obras publicadas: Teatro e Ensino: a cena como potência transformadora (2025), Dramaturgias Inquietas (2024), As bruxas como desculpa (2014). Atualmente faz parte do GT “Dramaturgia e Teatro” da ANPOLL e é vice-líder do grupo de pesquisa “Escritos Suspeitos” ligado ao CNPq.

Liciane G. Corrêa é mestre em Estudos de Literatura/Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ; 2023) pesquisando distopias, feminismo e política. Também na UERJ faz graduação em Inglês/Literaturas de Língua Inglesa. É professora substituta na Escola de Comunicação ECO/UFRJ (2024- 2025), onde se graduou em Produção Editorial em 2005; professora na pós-graduação Tradução Inglês/Português da PUC-Rio, e editora responsável pela edição de centenas de obras de ficção e não ficção em algumas das maiores casas editoriais do país. Atualmente faz doutorado em Comunicação na PUC-Rio, é editora na Ecoar Edições (projeto de extensão da ECO/UFRJ) e integra os Grupos de Pesquisa CNPq O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas; Produção Editorial: Estudos e Pesquisas (PEEPs); Núcleo de Estudos em Narrativas Visuais e Transmídias. É também associada Intercom GP Produção Editorial e coorganizadora das obras Distopias podem salvar o mundo? Reflexões sobre o conto da aia (2024) e O que nos devora (2024).

Pedro Sasse é doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Narrativas Criminais pela mesma universidade e em Literatura de Massa e Intermidialidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor substituto do Instituto de Letras da UERJ. Faz parte dos grupos de pesquisa (CNPq) “Escritos Suspeitos: estudos sobre a narrativa criminal”, “Estudos do Gótico” e “Distopia e contemporaneidade”. É organizador dos livros (novas) Palavras da crítica vol. I e II, com José Luís Jobim e Nabil Araújo, Distopia e monstruosidade, com André Cardoso, Primeiras pistas: as origens críticas da narrativa criminal, com Carla Portilho e Marcela Miller, e Investigação e crime em perspectiva intermidiática, com Carla Portilho e Cristina Ribas.

ISBN: ISBN 978-65-981704-5-5

Formato: Digital

Tamanho: 16 x 23 cm

Número de páginas: 482

Informação adicional

Peso 620 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm
Gênero

acadêmico