Escritos Suspeitos Vol. 2 – Violência em foco (e-book gratuito)
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Carla Portilho, Vanessa Cianconi, Leonardo Nahoum, Pedro Sasse (orgs.)
O segundo volume da série Escritos Suspeitos reúne o trabalho de diversos integrantes do grupo de pesquisas de mesmo nome, coordenado pela professora Carla Portilho. Neste volume, centram-se na questão da violência, entendida tanto em sua acepção mais visível e imediata quanto em suas manifestações simbólicas, linguísticas e sistêmicas. Contando com artigos que exploram a diversidade do gênero, em suas muitas mídias, vertentes e contextos de produção, o livro traz um novo e fundamental aporte para a pesquisa da narrativa criminal.
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Este segundo volume de “Escritos Suspeitos”, intitulado “Violência em Foco”, mergulha na complexa representação da violência em narrativas criminais. Inspirado pelas reflexões de Slavoj Žižek, o livro transcende a análise da violência “subjetiva” (atos explícitos de crime e terror) para explorar as formas “objetivas” – simbólica e sistêmica – que frequentemente estruturam e sustentam a primeira. Através de uma coletânea de ensaios, a obra examina como esse “triunvirato da violência” se manifesta em diversas mídias, incluindo literatura, cinema e televisão. Organizado em dois blocos temáticos, o primeiro foca em narrativas brasileiras e latino-americanas, abordando desde a ficção infanto-juvenil policial-escoteira, o horror em Cláudia Lemes, até a crítica social em Marcela Serrano e a cultura popular como “Chapolin Colorado”. O segundo bloco compara essas vozes com produções de língua inglesa, analisando obras como “Macbeth” de Shakespeare, a estética noir e a série “Fargo”, investigando como o Brasil interpreta essas produções hegemônicas. “Violência em Foco” defende que as narrativas de crime, para além de seu conteúdo explícito, são um espelho crucial das violências mais sutis e estruturais da sociedade contemporânea.
Carla Portilho é doutora em Letras – Literatura Comparada (2009), Mestre em Letras – Estudos de Literatura (2004) e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (2000) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professora Associada II do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) da UFF. Atua na linha de pesquisa Literatura, História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFF, orientando mestrado e doutorado. Lidera o grupo de pesquisa “Escritos Suspeitos: estudos sobre a narrativa criminal” (CNPq). É autora do livro As herdeiras de Miss Marple e a práxis cotidiana como tática de resistência (2016). Seus principais temas de interesse são narrativas criminais e detetivescas, estudos culturais, estudos americanos, contra-escrituras e memória. Atualmente é diretora do Instituto de Letras da UFF.
Vanessa Cianconi é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com período sanduíche no Departamento de Teatro da Universidade de Pittsburgh e pesquisa na Mellon School of Theater and Performance Research da Universidade de Harvard. É professora de Literatura Norte-Americana no Departamento de Línguas e Literaturas Anglo-Germânicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e também faz parte do corpo docente da pós-graduação em Literaturas de Língua Inglesa. É vice-coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenadora da especialização em Literaturas de Língua Inglesa da mesma universidade. Autora de As bruxas como desculpa (Multifoco, 2014), atualmente faz parte do GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL.
Leonardo Nahoum é doutor em Literatura Comparada, mestre em Estudos de Literatura e licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela mesma instituição. É professor de Língua Portuguesa e Literaturas nas redes municipais de Rio das Ostras e Silva Jardim, jornalista e autor dos volumes Livros de bolso infantis em plena ditadura militar (Avec, 2022) e Histórias de detetive para crianças (Eduff, 2017), da Enciclopédia do rock progressivo (Rock Symphony, 2005) e de Tagmar (GSA, 1991), o primeiro role-playing game brasileiro; dirige, ainda, o selo musical Rock Symphony, com 150 CDs e DVDs editados. Dedica-se a pesquisas no campo da literatura infantojuvenil de gênero (genre, não gender), com foco em escritores como Ganymédes José, Carlos Figueiredo, Gladis N. Stumpf González, Hélio do Soveral e, claro, Benevenuto Cellini dos Santos.
Pedro Sasse é doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Narrativas Criminais pela mesma universidade e em Intermidialidades na Ficção Popular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor substituto de Teoria Literária do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Organizou os livros (novas) Palavras da crítica vol. I e II, com José Luís Jobim e Nabil Araújo; Distopia e monstruosidade, com André Cardoso; Primeiras pistas: as origens críticas da narrativa criminal, com Carla Portilho e Marcela Miller; e Investigação e crime em perspectiva intermidiática, com Carla Portilho e Cristina Ribas, entre outros.
ISBN: 978-65-85122-20-7
Formato: Digital
Tamanho: 16 x 23 cm
Número de páginas: 289
Informação adicional
Peso | 620 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
Gênero | acadêmico |