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Poéticas do mal: a literatura de medo no Brasil (1830-1920) – 2ª edição revisada e ampliada

R$59,90

Poéticas do mal: a literatura de medo no Brasil (1830-1920) é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa dedicada  à produção do medo na literatura brasileira — da violência social às manifestações de crenças e eventos sobrenaturais em nossa ficção. O livro propõe uma história panorâmica das variações históricas e geográficas da representação cultural do medo em nossa literatura e os processos responsáveis pela produção dos seus efeitos estéticos. Com uma primeira edição esgotada  há anos, a Acaso Cultural recupera essa obra fundamental do estudo do medo na literatura brasileira em uma edição revisada e ampliada com glossário, linha temporal e um novíssimo projeto de arte.

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Poéticas do mal: a literatura de medo no Brasil (1830-1920) é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa dedicada ao levantamento de obras, sua leitura crítica e a reflexão teórica sobre os diversos modos de representação e da produção do medo na literatura brasileira — tanto aquele cuja origem se encontra em causas “realistas”, como a violência social, a crueldade humana ou o poder da natureza, quanto aquele cuja origem se encontra em causas “fantásticas”, como as diversas manifestações de crenças e eventos sobrenaturais em nossa ficção.

Em um viés comparatista com as tradições ficcionais e críticas das poéticas negativas, o livro propõe uma história panorâmica das variações históricas e geográficas da representação cultural do medo em nossa literatura e os processos de arquitetura textual responsáveis pela produção do medo como efeito de recepção.

A primeira edição, publicada em 2017, em uma pequena tiragem de apenas 100 exemplares, se esgotou rapidamente. Cinco anos após, é chegada a hora de uma nova edição, revista e aumentada, com uma série expressiva de correções, expansões e desenvolvimentos, tais como:

— a ampliação significativa da Introdução, quase duas vezes maior do que a original;

— a revisão de todos os capítulos pelos organizadores e pelos autores. Muitos foram modificados de acordo com novos dados de pesquisa, e alguns, profundamente alterados.

— Uma nova seção ao final de cada capítulo, com sugestões de leituras críticas e literárias;

— Um posfácio, assinado pelos organizadores, em que se discute a hipótese de uma literatura gótica com características essencialmente brasileiras;

— Um glossário dos termos mais comuns relacionados ao campo da literatura de medo e afins, marcados em negrito no livro, com o intuito de facilitar a leitura daqueles menos acostumados com o campo das poéticas negativas;

— Uma linha do tempo com cerca de 300 narrativas relacionadas às poéticas negativas no Brasil, entre 1830 e 1920;

— Um índice onomástico, a fim de facilitar a localização de autores mencionados ao longo do livro.

Júlio França é professor associado de Teoria da Literatura do Instituto de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006), com pós-doutorado na Brown University (2014-2015). Pesquisador do CNPq e bolsista do programa Prociência (UERJ/FAPERJ), é coordenador do grupo de pesquisa Estudos do Gótico e coeditor do periódico acadêmico Abusões. Seus últimos livros publicados são Sobre o medo: o mal na literatura brasileira do século XX (2020) e Matizes do Gótico: três séculos de Horace Walpole (2020).

Daniel Augusto P. Silva é doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista CAPES. Sua pesquisa atual trata das relações entre o grotesco e a prosa de ficção decadente na França e no Brasil entre os anos de 1880 e 1920. É coorganizador da antologia Páginas perversas: narrativas brasileiras esquecidas (2017) e integrante do grupo de pesquisa Estudos do Gótico (CNPq). Atua também como professor substituto do setor de Letras Francesas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Informação adicional

Peso 655 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm
Gênero

acadêmico, terror

Páginas estimadas

380