A pesquisa em literatura e linguística: impasses do presente (e-book gratuito)

R$0,00

Gysele da S. Colombo-Gomes, Madalena Vaz Pinto, Victoria Wilson (orgs.)

O que significa a palavra “impasse” quando a universidade pública insiste em criar mundos? Este livro desafia o fatalismo e celebra o papel crucial da academia brasileira em um cenário de luta constante.Reunindo o pensamento de professores e estudantes de Letras e Linguística, a obra mergulha em temas como identidade, violência, inclusão e descolonização, mostrando como a pesquisa se torna uma ferramenta de resistência contra o programa de desmonte educacional. Uma leitura essencial para entender que, na arena do conhecimento, a persistência, a solidariedade e o “amor pela alteridade” são os caminhos para enfrentar os desafios do presente e transformar o impossível em um futuro possível.

Ver carrinho

O que significa a palavra “impasse” quando a universidade pública insiste em criar mundos? Este livro desafia o fatalismo e celebra o papel crucial da academia brasileira em um cenário de luta constante.Reunindo o pensamento de professores e estudantes de Letras e Linguística, a obra mergulha em temas como identidade, violência, inclusão e descolonização, mostrando como a pesquisa se torna uma ferramenta de resistência contra o programa de desmonte educacional. Uma leitura essencial para entender que, na arena do conhecimento, a persistência, a solidariedade e o “amor pela alteridade” são os caminhos para enfrentar os desafios do presente e transformar o impossível em um futuro possível.

Gysele da S. Colombo-Gomes é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras (PPLIN). É licenciada em Letras – Português-Inglês e Literaturas pela UERJ, mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou estágios pós-doutorais na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pesquisas sobre a Zona de Conforto e as emoções no ensino de línguas estrangeiras (2020–2021), e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com foco em letramentos emocionais (2023–2024). Lidera o grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Trabalho (UERJ) e integra os grupos Crenças e Emoções (UFV) e Formação de Professores e Ensino de Línguas (UFSCar). Suas áreas de interesse estão relacionadas aos temas desenvolvidos nesses grupos, com ênfase em emoções, formação docente e ensino de línguas.

Madalena Vaz Pinto é doutora em Letras pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro – PUC/Rio Profa. Associada da Uerj/Faculdade de Formação de Professores em S. Gonçalo. Suas pesquisas têm-se concentrado na literatura portuguesa moderna e contemporânea. Tem ensaios publicados em livros e revistas da área e é organizadora do livro Gonçalo M. Tavares: ensaios, aproximações, entrevista (Oficina Raquel, 2018). É membro do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Uerj – PPLIN e do Mestrado Profissional em Letras – Profletras. Lidera o grupo de pesquisa “Literatura Portuguesa Contemporânea FFP-Uerj”. Atualmente desenvolve o projeto de extensão O Real vai à escola: modos de ler no canal do youtube do Real Gabinete Português de Leitura. É uma das editoras da revista Convergência Lusíada da mesma instituição.

Victoria Wilson é professora titular na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024). Docente e pesquisadora na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPLIN e PROFLETRAS). Foi vice-chefe do Departamento de Letras. Atuou na Coordenação Pedagógica do curso Português-Literaturas do Departamento de Letras da FFP/UERJ. Foi coordenadora adjunta do Mestrado Profissional PROFLETRAS (2014-2016; abril/2023- abril/2025). Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ). Trabalha na área da Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos como: o ensino de língua portuguesa; práticas dos letramentos acadêmicos e escolares, análise de livros didáticos. Também atua no campo discurso e interação.

ISBN: 978-65-981704-8-6

Formato: Digital

Tamanho: 16 x 23 cm

Número de páginas: 264

DOI:

🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.0

Informação adicional

Peso 620 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm
Gênero

acadêmico

SUMÁRIO
Prefácio 6
Apresentação 11

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Política linguística e linguística política – Xoán Carlos Lagares 20
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.1

Da Base para a base: o trabalho socioemocional através de mediações em língua inglesa na pré-escola – Letícia de Gusmão A. Xavier e Gysele da S. Colombo-Gomes 43
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.2

O discurso como expropriação: um estudo sobre a violência verbal direcionada à aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’aguy Ovy Porã) – Julia Farias de Mesquita e Victoria Wilson 66
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.3

“O mestrado é para todos?”: crenças e entendimentos a partir de uma conversa exploratória – Julianne Cortez Tavares, Pamella Twan Real de Queiroz e Fernanda Vieira da Rocha Silveira 85
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.4

Esquema imagético de escalaridade/aninhamento na construção de desacordo – Luiza Maia Assis e Marcos Luiz Wiedemer 105
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.5

Elogio e Crítica: uma questão de equilíbrio na interação por um viés pragmático – Bruna Vitória Ferreira e Victoria Wilson 121
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.6

Emoções de professores: esperança para a perseverança na docência – Jamile Nascimento Silva Alves e Gysele da S. Colombo-Gomes 136
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.7

“Porque a gente é vários eus dentro da gente, né?”: entendimentos sobre a (re)construção da identidade profissional a partir do curso de mestrado – Ana Beatriz Cardoso do Nascimento, Jessica Fernandes Braga e Fernanda Vieira da Rocha Silveira 154
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.8

Do trauma à cena pública: o gesto de dizer no testemunho de Xuxa sobre violência sexual – Beatriz de Almeida Quintão e Juciele Pereira Dias 173
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.9


ESTUDOS LITERÁRIOS

Encontros com infâncias migrantes – inquietações de pesquisa – Rosana Kohl Bines 187
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.10

Angústia: “a dor de existir” em Graciliano Ramos – Haroldo Barbosa da Silva 212
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.11

O meu pé de laranja lima como best-seller e literatura de massa – Marina de Souza Cruz Silva 225
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.12

A intermidialidade no processo de produção do podcast Não inviabilize – Talysson Barbosa da Silveira Pereira 240
🔗 https://doi.org/10.65052/2025.9786598170486.13


SOBRE OS AUTORES E AUTORAS 252
SOBRE AS ORGANIZADORAS 258